O Coletivo

O Coletivo Permacultores é um pequeno grupo de cerca de mais de uma dezena (mas crescente) de pessoas desenvolvendo projetos em permacultura , experimentos em  bioconstrução e sistemas alternativos de soluções sustentáveis.

O Coletivo Permacultores é uma idéia-sonho (design) dessas pessoas unidas pelo Planeta Mãe Terra com simplicidade voluntaria e de interesse em uma vida de pegada ecológica leve. Difundir de forma prática uma visão de mundo simples, coletiva e holística de vida, valendo-se da arte e da ecologia aplicada como seus meios e suas formas de se expressarem.

pegada ecologica

Esta idéia é  mais  artístico-pedagógica do que imaginar somente! Cabe a tarefa de fazer acontecer. Então buscamos  integrar as pessoas e comunidades em vivências de formação ecológica, disseminando com diferentes práticas e oficinas ecopedagógicas, a ética e os princípios de design da permacultura, englobando os seus 7 Campos do Conhecimento, como norteia didaticamente a  Flor da Permacultura – desenho proposto pelo Professor Australiano David Holmgren, co-autor do conceito Permacultura.

O Coletivo Permacultores é mantido por  Permacultores e Bioconstrutores, que  os ajudam a desenvolve-lo a partir de 2005 quando o idelizaram, iniciando suas ações mais efetivamente em 2007 após a IPC8 – 8 Convergencia Internacional de Permacultura/SP/BRASIL. Estamos também conectado a uma  NetWork de Permacultores de todos os lugares do mundo.

O Coletivo é guiado por uma Agenda de Prioridades Anual, orientada pelos princípios da permacultura e de forma auto-gestionário.  O Coletivo Permacultores não tem uma sede, se estrutura em práticas, posturas, redes e estações de permacultura e se auto-mantém com produção de excedentes próprios,  funcionando independende de estatutos e patrocínios. Seu interesse não é criar mais uma instituição burocratizada ou escola de elite na conturbada malha social. Mas sim, reunir pessoas interessadas em permacultura comunitária e conectá-las em ações permaculturais nas suas  diversas regiões brasileiras.

O conceito de coletivo de prática insere-se numa filosofia da relação em que prática e relação se apresentam como sinônimos, operando como produtoras de mundo e de sentido. Há um primado da relação e da prática substituindo o primado do sujeitos ou dos objetos.

Para entendimento G. Simondon(1989) diz que a relação do coletivo é transindividual, entendida como espaço de articulação entre a dimensão individual e a dimensão coletiva, distingue-se da relação interindividual, considerada como relação entre indivíduos.

Não obstante, Simondon mostra que todo processo de individuação é resultado de um imbricamento entre esses dois modos de relação, e que o transindividual emerge forçosamente de um fundo de relações interindividuais que constituem nossa existência social.

Experimentar formas diversificada de convivência cultural e ambiental, unindo necessidades planetárias com sabores da vida diária.

O Coletivo Permacultores desenvolve práticas permaculturais e formação de pessoas e grupos em permacultura e bioconstrução por todo o Brasil, onde também  recebe pessoas para voluntariado e troca de conhecimentos  na ECO-Casa Colméia – www.casacolmeia.wordpress.com e outras estaçÕes permaculturais pelo Brasil.


MEMBROS ATUANTES NO COLETIVO:

* Juliano Riciardi – Arte Educador Ambiental, Designer  e Bioconstrutor

* Fabio Benitez Forgiarini – Técnico Agricola, Ac de Desenvolvimento Rural, Permacultor e Meliponicultor

* Felipe Hoffimann – Engenheiro Ambiental. Certificado em Permacultura pelo IPEP, Proprietário da EKOA

* Rodrigo Nocchi – Bambuzeiro, Designer de Permacultura e Bioconstrutor. 

* Guilherme Perminio – Permacultor, Agroecólogo – Paranaguá/PR

* Costantino Perius – Permacultor Colaborador – Jaguaruna/SC

* Julia Lucena – Artista Plástica e Permacultora – Porto Alegre/RS


MUITAS OUTRAS PESSOAS JA PASSARAM PELO COLETIVO:

– fundadores:

– Teresa Dominot – estudante de arquitetura em Laguna.

– Daniela Bastian – Comunicadora e Permacultora, estudante de pedagogia em Porto Alegre.

– Felipe Pinheiro – Eng. Cívil e Permacultor, Mogi das Cruzes

– Guilherme Castagna – Eng. Civil e Designer Ecológico, Ubatuba

– Cristiano Arejano e Alejandra – Agricultores e Permacultores, Garopaba

Voluntários:

– Angela Arraia –  São Paulo

– Eveline – Fortaleza

-Cleare, Cleare, Dorotte – FRANÇA

– Lilia Dinis- São Paulo

– Edu – São Paulo

– Guilherme e Priscila – Tubarão

– Nara e Silas – Curitiba

– Luciana Madruga – Recife

– Rodrigo Nocchi – Bagé

– Flávia Comiran – Erechim

– LEandro “Nego”- Capivari de Baixo

– Waldemir – São Paulo

– Davi Pinheiro – Fortaleza

– Alana Meneghel – Tubarão

– Nalu – Porto Alegre

– Claudiara – Foz do Iguaçu

– Felipe Telles – Uberlândia

12 comentários sobre “O Coletivo

  1. salve salve meu povo,
    estava numa deriva pelo site perma coletivo e viajei pelas imagens…
    então deu vontade de desejar muita força procÊs.

    espero estar aí em breve.
    abraço forte e coeltivo.
    ligia (hermana do fê)

  2. Gostaria de saber como faço para fazer os cursos.
    Estou me interessando agora pela permacultura e não entendo mto porém gostaria mto de aprender e colaborar.

  3. NAMASTÊ NAÇÃO ECOLÓGICA.
    SOU DO COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE , CJ CAIPIRA , E TENHO INTERESSE EM SABER MAIS SOBRE O PROCESSO PERMACULTURAL, EMBORA JÁ TEMOS ELABORADOS INUMEROS PROJETOS PERMACULTOS AINDA GOSTARIA DE APRENDER DIFERENTES TECNICAS DE APLICAÇÃO BIOLÓGICA, FICA A DISPOSIÇÃO QUEM SOUBER DE ALGO ENVIE-O POR FAVOR.
    GRATO
    A TERRA É A NOSSA UNICA E INSUBSTITUIVEL PATRIA E A NAÇÃO DE TODOS OS SERES , NOSSOS DESTINOS SÃO INSEPARÁVEIS.

    TODOS JUNTOS SOMOS FORTES
    GIL MORRISON ATIVISTA SOCIO AMBIENTAL
    SOLDADO PROTETOR DA TERRA
    GUARDIÃO COMBATENTE E ANTICORPO DA GAIA
    CJ CAIPIRA BACIA ALPA

  4. Ola, meu nome eh Bruno e gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do PDC.
    Atualmente moro na Australia e fiquei sabendo que em setembro comeca um PDC dado pelo Geoff Lawton com apoio do Permaculture Research Institute.
    Esse eh um curso renomado?
    Agradeco a atencao

  5. Prezados Juliano, Teresa e Felipe

    Temos uma área de terras com linda reserva da Mata Atlântica que está em condomínio com meus irmãos. Na minha área contrui uma casa comunitária onde recebemos pessoas interessadas na agroecologia, alimentação saudável, reproduzimos sementes e mudas na propriedade e temos trocado muitas experiências com outras comunidades rurais e urbanas. Sou engenheira agrônoma, produtora rural e assessoro associações, escolas e Universidades sobre como aproveitar de forma melhor o solo, os alimentos, as energias, etc. O meu sonho é organizar um espaço de permacultura no centro do RS nesta área no município de Vera Cruz. O João do Ipep ficou de auxiliar mas no ano passado me convidou para trabalhar com ele no Ipep. Na hora não pude dar resposta por problemas de saúde de minha mãe que eu cuido. Agora estou solicitando a vocês de como poderia trazê-los para um curso e ou vivência na nossa chácara. Temos muitas pessoas interessadas em participar. Favor mandar custos, contatos, etc. Agradeço de coração

  6. olá! me apresento: permcultora aprendiz, educcomunicadora, geógrafa e amante de ações criativas e transformadoras como as que vcs vêm tocando por aí.
    o trabalho de vcs tá muito lindo, no site e certamente nos sítios da vida.
    escrevo pra pedir uma ajuda: estou montando slides para colocar no meu wordpress, mas não consigo fazer com que ele esteja visível na página. eles aparecem somente como um link. vcs podem me dar uma dica?
    deixo meu mail e, através dele posso mandar o limk da pg pra vcs verem!!
    amandabarral.br@gmail.com
    muitíssimo grata!
    luz e felicidade pra vcs.

  7. Querido Felipe!
    Parabéns pelo belo trabalho. Ficamos muito felizes.
    Abraços dos amigos de sempre, Paty e Rô.

  8. Puxa desde 2008 eu estou esperando respostas. Não percebi que recebo tantas pessoas, pesquisadores, estudantes de Universidades e semana passada recebi uma escola num momento que eu estava literalmente pedindo água. Não estava conseguindo fazer acontecer na prática o que propus na primeira mensagem que mandei por problemas de depressão profunda. Agora estou bem e solicito ajuda de vocês. Ainda é tempo e tenho certeza que o mundo espera por soluções práticas e que tenham por objetivo a melhora da qualidade de vida de todos os povos e em especial aqueles que sempre estiveram à margem (quilombolas, indígenas, ribeirinhos, camponeses e comunidade urbana excluída..). Se fizermos acontecer com muito amor e energia todos que contribuírem nesta aldeia global terão os melhores benefícios.

  9. Olá,Parabéns,desingner em sustentabilidade Alice Ramos de Oliveira, acho que na parte da alimentação dá para acrescentar um pouco mais de receitas,se quiserem, estou a postos..abraços, lindo trabalho e crescente!!! viva!!!

  10. Buenos días,
    Os escribo porque estamos lanzando un nuevo programa educativo en Valldaura que me gustaría explicaros.
    Can Valldaura esta situado en el municipio de Cerdanyola, el Parque de Collserola, Barcelona. Contará con laboratorios para la producción de energía, alimentos y objetos y desarrollará proyectos y programas académicos asociados con los mejores centros de investigación del mundo.
    Valldaura Self-sufficient Labs es un proyecto impulsado por el Instituto de Arquitectura Avanzada de Cataluña (IaaC). El IaaC trabaja en la investigación del Hábitat Autosuficiente desde la creación del Master de Arquitectura Avanzada, organizado junto con la UPC (Universidad Politécnica de Cataluña) desde el año 2001. Valldaura es la oportunidad para aprender directamente de la naturaleza, de manera vivencial, y llevar ese conocimiento a la regeneración de las ciudades del siglo XXI.
    Es un centro de investigación sobre la autosuficiencia, donde se desarrollará un nuevo concepto de habitabilidad alrededor del impulso de las personas como centro de todas las acciones, la autosuficiencia local a través del uso del entorno y la expansión del conocimiento mediante la participación en redes de información globales que permitan compartir y generar progreso.
    Este año esta previsto lanzar dos Masters; Design for self-sufficiency y Medio Ambiente y Paisaje. Para Marzo de 2014 el primer Master de Permacultura.
    Este abril empieza el primer programa educativo en Can Valldaura, llamado Permacultura Internship. Es un curso inmersivo donde cada fin de semana se realizarán Workshops teórico-prácticos con temáticas relacionadas con la gestión de una finca bajo el foco de la Permacultura, como podría ser Mariano Bueno con la horticultura Biointensiva. Durante la semana se realizarán 5 horas prácticas al día sobre el tema tratado durante el fin de semana ya sea tratamiento de aguas residuales, horticultura, apicultura, bioconstrucción…
    Este programa acaba con la participación gratuita en el PDC (Permaculture Certificate Degree) que ofrecerá Geoff Lawton bajo la supervisión de Bill Mollison.
    Os envío el Póster, si queréis más información puedes entrar en http://www.valldaura.net/permaculture o consultar el Facebook en http://www.facebook.com/valldauralabs
    Estaría genial si pudierais reenviarle la información a toda la gente que pueda estar interesada.
    Un abrazo,
    Claudia Nieto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s