Eco+Escolas

Educação Permanente é o ponto fundamental da existência do Coletivo Permacultores – uma reunião de permacultores que disseminam estes conhecimentos aplicando a ética e os princípios de planejamento ecológico sistêmico enfatizado pela Permacultura.

Um caminhar permapedagógico particular e coletivo, onde fomos desenvolvendo juntos diferentes metodologias e dinâmicas transdisciplinares de auto-ensino-aprendizagem (autogestão pedagógica), envolvendo profissionais das áreas de artes, ecopedagogia,  pedagogia Waldorf, geólogos, design, arquitetura, construção, agricultura.

Assim, para ampliar esta rede de conhecimentos desenvolvemos já a algum tempo um curso padrão para formação de alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar em Permacultura nas Escolas – um amplo Programa de Gestão e Educação Sustentável, aplicando a Permacultura, a Ecoalfabetização e a Agenda 21  na Escola como uma metodologia recomendada pelo MEC.

————————————————————————————————-

* Curso de Formação de Professores em Permacultura na Escola 2010  de 2 a 5 de abril –  Gestão e Educação Sustentável ! Interessados contatar: juriciardi@yahoo.com.br ou tetedominot@gmail.com ou (48) 9123 9686 ou 91 08 3095

…………………………………………………………………………………………………………..

VIVÊNCIANDO PRINCÍPIOS

1

O QUE Ë ? – Ë uma nova abordagem de FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA PERMACULTURAL que envolve os participantes em atividadeS PRODUTIVAS de Educação Permanente. Com uma abordagem de educação continuada, possibilita vivênciar, em ciclos-ecopedagógicos, os 12 Princípios Ecológicos difundidos por David Holmgren, o ecologista e professor australiano, co-autor desse movimento mundial de Sustentabilidade Prática. – Mais InformaçÕes : www.casacolméia.wordpress.com

——————————————————————————————————

NÍVEIS_EVOLUTIVOS_DE_CONSCIÊNCIA

Permacultura na Escola

Ações Educativas para a Sustentabilidade Escolar / 2009

Permacultura na Escola é a proposta plástico-pedagógica dos artistas e educadores ambientais Juliano Riciardi e Teresa Dominot para envolverem-se pedagogicamente em experiências e vivências de educação ambiental, ecoalfabetização e permacultura nas escolas, através das 3 propostas educativas descritas abaixo. As atividades são agenciadas e implantadas em conjunto com a comunidade escolar como um todo.

1 – OFICINAS – Oficinas Complementares a Escola – atividades educacionais complementares a escola que podem envolver alunos e professores com a produção de alimentos, jardins comestíveis e construções ecológicas (hortas, sementeiras, composteiras, viveiros, minhocários, forno de barro, casinhas de cob); recicleta – reciclagem de bicicletas, fotografia e monitoramento ambiental, desenhos e pinturas naturais; oficina da pipa e do pão, arte reciclagem através da reciclagem de papel; padrões: a linguagem da natureza, ecoalfabetização, maquetes ecológicas, trilhas e saídas de campo.

2 – FORMAÇÃO – Cursos em Gestão e Educação Ambiental Continuada. Capacitação da comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e diretores) em educação para além da sustentabilidade.

3 – PROGRAMAS – Implantação de Programas Permanentes de Gestão e Educação Ambiental.

* Agenda 21 na Escola

* Permacultura na Escola

* Sítio Pedagógico : ambientes de aprendizagem

* Arte Reciclagem

* E outros específicos

Referenciais:

As 3 Ecologias (Félix Guattari); Pedagogia da Terra (Moacir Gadotti); Ecopedagogia (Gutierrez e Prado); Ecoalfabetização (Fritjot Capra); Permacultura (Bill Molison e David Holmgren; Escola Sustentável (Lucia Legan); COMVINDA : Agenda 21 Escolar (Inst. ECOAR/MEC).

Proponentes:

Juliano de Paiva Riciardi (36) é Arte Educador Ambiental, Licenciado em Artes Visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG e Design em Permacultura pela Rede Brasileira de Permacultura e Ecovilas. É Formador II habilitado pelo MEC em Educação Ambiental Continuada e Agenda 21 Escolar no Programa Vamos Ajudar o Brasil com as Escolas.

Teresa Ferreira Ávila Dominot (23) é companheira de Juliano, Artista e Ilustradora Ecopedagógica, co-autora nas ações do Programa Permacultura na Escola. Tete é formada em Design em Permacultura e Bioconstrução pelo Coletivo Permacultores, e publicou em 2009 no  Permaculture Diary/Austrália um trabalho prático de permacultura  na praia que desenvolveu em 2007  – Praia da Galheta/Sul de SC . É ainda acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFSC.

E-mail: juriciardi@yahoo.com.br

E-mail: teresa_dominot@yahoo.com

http://www.juriciardi.wordpress.com/

Cel: (48) 9108 3095

5 comentários sobre “Eco+Escolas

  1. gostaríamos de parcerias para construir uma escola sustentável. Estamos com o projeto Agenda 21 escolar sendo executado na escola Dom Pio de Freitas desde 2006, mas é apenas o inicio da caminhada.

  2. Olá, sou Almaluz, responsável pela criação de uma comunidade alternativa – Projeto Portal – Quero manter contato e obter informações sobre cursos na área de sustentabilidade, plantio, bioprodução, permacultura e exobiologia (astrobiologia).
    Um grande abraço!

    Almaluz de Oliveira
    Projeto Portal
    MS – Corguinho

  3. oi sou uma amante do assunto tentando implantar a ag 21 em uma escola e nesse momento estu na fase do plano de ação onde estou descrevendo as oficinas e assunto teoricos, ref. a água, esgotos e lixo/resíduo. gostaria de ajuda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s