A Escola de Permacultura

Um projeto ecológico e inovador esta surgindo em Campo Alegre – Santa Catarina. Numa parceria entre sujeitos comprometidos com ideia e ideais humanos, nobres e modos de vidas que integram o bem viver, a saúde holística, a ecologia, o design e a arte. A Escola de Permacultura está nascendo no seio de famílias e natureza encantadora, exuberante e acolhedora.

Para tanto, além da Natureza local, um sítio está sendo preparado para, onde seus espaços serão desenvolvidos com cuidado e atenção ao planejamento sustentável, visando atender a diversos públicos e aspectos educativos sócio culturais e ambientais.

O objetivo maior da Escola de Design de Permacultura é oferecer diversas formações, cursos, programas educativos, oficinas ecopedagógicas, trilhas interpretativas e atividades que diz respeito a vida saudável, sustentável, arte educação e muito mais. Tudo planejado para que despertem nas pessoas uma relação de intimidade consigo mesmo, com os outros e com a Natureza.

Para isso estamos iniciando no fim de semana dos dias 29, 30 e 31 de Março de 2019 a 1° Formação em Permacultura e Bioconstrução.

Esta primeira formação já envolverá uma vivência impar e transformadora, para quem busca mudanças positivas em sua vida.

Ela ocorrerá dentro do espaço da Escola e permitirá aos participantes o contato direto com a Natureza local e os conhecimentos introdutórios, teóricos e práticos do que é a Permacultura e a Bioconstrução que incentivamos.

Venha fazer parte desta escola da natureza e se envolva num espaço que segue princípios éticos e sustentáveis.

Segue abaixo um pouco do que envolverá esta formação:

29, 30 e 31 de Março de 2019
Escola de Permacultura – Campo Alegre/SC

((( BAIXE AQUI O FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO )))

O que é Permacultura
Permacultura é um processo criativo de planejamento sustentável, com base no pensamento sistêmico integrado, que usa a ética e os princípios de design ecológico. Ela nos guia para imitarmos os padrões e relacionamentos que podemos encontrar na natureza e pode ser aplicada a todos os aspectos da habitação humana, a agricultura orgânica à construção ecológica, de tecnologia apropriada para a educação e até mesmo a economia.

Ao adotar a ética e aplicar esses princípios em nossa vida diária, podemos fazer a transição de sermos consumidores dependentes para se tornar produtores responsáveis. Esta jornada desenvolve habilidades e resistência em casa e em nossas comunidades locais que nos ajudarão a se preparar para um futuro incerto com menos energia disponível.

As técnicas e estratégias utilizadas para aplicar estes princípios permaculturais variam muito, dependendo da localização, condições climáticas e recursos que estão disponíveis. Os métodos podem diferenciar, mas as fundamentações para esta abordagem integral permanecer constante. Ao aprender esses princípios você pode adquirir valiosas ferramentas de pensamento que o ajudam a se tornar mais resistentes em uma era de mudança.
O curso será organizado e facilitado pelo Coletivo Permacultores, um Grupo Multi e Transdisciplinar de práticas permaculturais.

Programa geral

Conteúdos Diários:
29.03
* Histórico, Éticas e Princípios para a Sustentabilidade
* Padrões: a linguagem da natureza;
* Oficina do ComPÃOnheiro
* Leitura da Paisagem : encontrando recursos na natureza;
* Metodologias de Design Sustentável;
* Práticas de Design Sustentável
30.03
* Uso e manejo sustentável da água e do solo;
* Compostagem, minhocário e Banheiro seco compostável
* Design de Hortas na Permacultura (Alimentação, saúde e qualidade de vida)
* A Cozinha Sustentável;
* Prática: Espiral de Ervas medicinais
31.03
* Introdução a Bioconstruções e construções naturais;
* Técnicas tradicionais de Bioconstrução
* Práticas construtivas naturais – forno de barro

Metodologia da Vivência
Rodas de Conversas, Apresentações, Trilhas Ecológicas, Dinâmicas, Partilhas, Celebração, Espaços Co-Criados, Feira Livre.
Neste curso vamos trabalhar com metodologias de espaços abertos, teóricas, práticas e interativa. As dinâmicas serão bastante diversificadas e interdisciplinares, assessorada por permacultores instrutores. Incluirá além de saídas de campo, trilhas, estudo da paisagem, oficinas práticas, aulas teóricas de forma aberta, aulas expositivas complementares e exposição de audio-visuais no período noturno.
Além destas atividades, teremos um período de estudo prático de Design em Permacultura, com criação e planejamento de um espaço, como estudo de caso, aplicando os conhecimentos, os princípios e os métodos de design em Permacultura estudados no curso.
Ainda assim, teremos momentos de reflexão em grupo, rodas de conversas, trocas e avaliações de percurso, bem como atividades extras de bem-estar físico-espiritual, como yoga, meditações, relaxamentos e banhos de lagoa.
A noite contaremos com atividades de fogueira de confraternização, noite de talentos e rodas de viola e canto. Existirão ainda horários para o intercâmbio de conhecimentos entre todos.
Também terá no local um espaço para feira livre de trocas e economia solidária, aberta ao público participante e a comunidade, que queira expor seus pertences e seus produtos ecológicos para troca.

Quem serão os Facilitadores:

O Coletivo de Permacultores
Os organizadores e ministrantes desta formação é o casal de permacultores e artistas educadores Juliano Riciardi e Maria Clara, residentes em Santa Catarina.

*Juliano Riciardi – Designer, Arte Educador Ambiental licenciado em Artes Visuais pela FURG/RS e Permacultor, formado em PDC pelo IPEC/2004 e IPCP/2007. Co-Idealizador e Bioconstrutor da Estação de Permacultura Litorânea Casa Colmeia – Jaguaruna/ SC e do Ecosítio Nova Terra – Estação de Permacultura em Maquiné/RS. Trabalha a mais de 15 anos com Permacultura nas Escolas. Juliano realiza ainda consultorias em sustentabilidade pedagógica e permacultura, e fez parte da Equipe do Prêmio Embraco de Ecologia, em Joinville e Rede Ambiental Embraco em Itaiópolis entre 2015 e 2017. É o responsável pela organização pedagógica desta vivência.

*Maria Clara Costa – Companheira de Juliano nas Formações em Permacultura, Bioconstrução, Jardinagem Pedagógica. Cozinheira ecológica, aprendiz de Permacultura, educadora ambiental, artista cênica autora do personagem Abelhaça a jardineira orgânica, acadêmica de Biologia Marinha na UDESC. Maria Clara quem cuida e ministra a programação da Cozinha Sustentável.

O curso inclui:
* Hospedagem em área para camping, portanto traga a sua barraca e seus materiais
* Todas as refeições muito saudáveis (5 por dia) com os cafés
* Certificado de Participação (25 horas)
* Inclusão na Rede Global de Permacultura
* Material didático

Investimentos:
Valores por dia
• R$ 120,00 por dia
* OBS. Dias avulsos não entregamos certificados

Valor todos os dias
• R$ 310,00 os 3 dias – Parcelamos em 2 X
* OBS. Participando os 3 dias entregamos certificado

Mais informações sobre valores na Ficha de Inscrição:
>>>> ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI <<<<

O que você deve trazer para o curso:
– Alegria, disposição, força, amizade, paz, e tudo de bom
– Colchonete e saco de dormir próprio se for hospedar coletivamente
– Barraca e itens de camping (saco de dormir, isolante, colchonete)
– Seus talheres (prato, garfo, faca)
– Se tiveres alguma ferramenta em especial que gostaria de compartilhar com o grupo, traga.
– Chapéu, bonés, etc
– Protetor solar
– Roupas de cama, manta e roupa de banho, toalha
– Repelente – o mais natural possível
– Máquina fotográfica
– Pen drive para trocarmos materiais
– Capa de chuva – podemos ter atividades na chuva!
– Roupas para sujar
– Sapato para sujar
– Alguma coisa que queira trocar na feira de trocas
– Roupa para banho de lagoa
– Sementes diversas se coleciona
– Instrumentos musicais, só alegria na noite de fogueira
– Seus materiais e vídeos preferidos para compartilhar entre todos
* Pedimos por gentileza que não deixem de ler novamente estes itens assim que o curso se aproxima para não esquecerem de nada.

Local do Curso:
A Escola de Permacultura é um projeto inovador de Design Para Sustentabilidade que se desenvolve na Cidade de Campo Alegre/SC, em um espaço serrano no seio de uma natureza bela e acolhedora.
Através de um planejamento integrado aos princípios de Permacultura, os ambientes serão desenhados e construídos de forma sustentável, proporcionando harmonia, qualidade de vida e consciência planetária. Serão ambientes de criação e partilha coletiva de conhecimento.
O objetivo maior da Escola de Permacultura é oferecer diversas, formações, vivências, oficinas, cursos, trilhas e atividades que dizem respeito a vida saudável e sustentável, arte educação e contato com a natureza. O espaço será desenvolvido para atender a diversos públicos e aspectos educativos socioambientais, proporcionando um intercâmbio cultural e de conhecimento entre a comunidade local, escolas, universidades, instituições, ONG’S, e grupos de pessoas das mais diversas idades e influências.
A Escola de Design de Permacultura é um lugar onde cultivamos jardins, hortas e respeito, e está de porteiras abertas para a criação de um espaço resiliente, acolhedor e sustentável que possa ser fonte de inspiração, cuidado e conhecimento saudável para todos.

Onde Fica e como Chegar:
Localizada na cidade de Campo Alegre – SC, no bairro Bateias de Baixo.
Link de como chegar:

Mais Informações e Inscrições:
email: permaescola@gmail.com
whats (47) 99619-4898 (ministrante)

Anúncios